quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O que falta?


Quando tudo parece conspirar a determinados pensamentos parece que o mundo gira ao redor disso.
Na leitura, na arte e nos bate-papos apareceu a palavra ideal e sonhos, sendo corriqueiras essa semana . Veio em minha cabeça algumas cenas da minha curta vida. Na hora vivida elas não foram tão pensadas e sim vivenciadas mesmo, depois que o tempo passa vem a compreensão do que vimos .

Tive a imensa oportunidade de "imergir" em uma cultura diferente da urbana, passar alguns dias na calmaria e sofrimento de um povo nordestino, no qual só pelo fato de ter saúde, já se tem felicidade.

Fotografia: Fernanda Scher

Vi uma cena comovente, vi criança forte, ouvi cantador, conheci cozinheiro, os loucos, os capitalistas, os empresários, vi mulher apanhar, vi homem chorar, homem preso, ouvi histórias de coronéis, soube do garimpo e do geógrafo Milton Santos. Banho amado de cultura!

Quando a gente escuta histórias afora compreendemos o quanto os lugares são diferentes, e o quanto  precisam melhorar. Se pudéssemos seguir ao menos alguns bons conselhos ou por em prática metade dos clichês " Por um mundo melhor"... ah sonho! Ah ideal!

Fui reapresentada ao querido Dom Quixote, um doido espanhol que acreditava em seus ideais, e essa era sua vida. O mudar! Ele não ouvia as pessoas e a sua realidade era a verdadeira (pelo menos só para ele). Só queria defender o mundo dos gigantes e seus perigos, e amar uma mulher com todas suas forças e eterna fidelidade. 

Falta amor? Grandes idealistas? Ou "fazedor" de sonhos?
Estou pensando nisso...e você acha o que?


Um comentário:

  1. Ao ler "...só pelo fato de ter saúde, já se tem felicidade" suspirei. Percebi o quanto me pego sendo menino mal agradecido, para não dizer mal criado...nem posso dizer, na verdade, tive bons pais! hehe Muitas vezes não reconhecemos a causa maior do que nos faz feliz,vamos rumo a frente, buscamos tanto essa tal felicidade que ela se torna algo concreto, palpável... e como estar brincando de massinha de modelar, a felicidade passa a ser mutável em nossas vidas, vamos dando outras formas, outras caras ao passar do tempo.
    Aproveitando esse mundo de viagem Nanda, refleti que chegamos a conhecer pessoas que mesmo pelo fato de não ter uma boa saúde, já se tem felicidade. E é aí que nos faz entrar em reflexões cada vez mais profundas a respeito do que falta em nós para sermos seres humanos melhores. "Falta amor? Grandes idealistas? Ou "fazedor" de sonhos?
    ...Na medida que preenchemos o que nos falta e buscamos sanar as faltas do mundo, percebemos que O FAZER, O AGIR, AMAR, ou seja, não cruzar os braços, se torna um bom caminho para chegarmos nesse "mundo melhor". Termino com uma frase que cresci ouvindo: " mais faz quem quer, do que quem pode" Grande beijo, adorei esse seu cantinho!;)

    ResponderExcluir